segunda-feira, 16 de março de 2009

Tutorial Pintura Digital- Lazuly

Como meu primeiro post gostaria de ser útil aos meus leitores postando um tutorial que eu fiz há um tempo, pensando em postá-lo quando eu tivesse novamente um blog.
Trata-se de uma releitura realista de Lazuly, minha cadelinha e minha mascote profissional.

Primeiro vamos às ferramentas:
Photoshop CS3 Corel Painter X

Ambos são programas que eu uso principalmente para ilustrações com traços realistas.
Nesse caso uma pintura digital.

Primeira parte da pintura digital- Rascunho.

1. Nesse primeiro momento eu crio um novo arquivo com qualidades para impressão (minimo 300 dpi, CMYC).
Abro a foto que me servirá de base para o rascunho e pintura digital e travo a sua layer.
Crio uma layer acima e começo a retratar, com a ferramenta LAPIS, as carasterísticas principais da foto.
Além de retratar os contornos, eu cuido de retratar os pontos de luz e sombra que irei recriar digitalmente.
Nesse momento você pode modificar o que quiser na foto, como, por exemplo, eu mudei a posição inicial de minha cadela.



















Segunda parte pintura digital- A Pintura

1. Depois do de concluido o rascunho eu trabalhei no Photoshop os olhos e nariz.
Tendo como base a foto eu utilizei a FERRAMENTA BRUSH aliada a opçao de TRANSPARENCIA, e para obter algumas das cores utilizei o CONTA GOTAS.





2. Salvei o psd e exportei para o programa Corel Painter X. Onde eu trabalhei a pintura digital de fato.

3. No Corel Painter X eu utilizei a tinta ACRILYCS com o pincel CAPTURED BRISTLE.
Eu usava o conta-gotas do programa algumas vezes para obter a referencia da cor a ser trabalhada.
No caso da minha ilustração, as cores se dividiam em cor base, cor de luz e cor de sombra, com alguns tons nesse meio.

4. inicialmente as pinceladas ficam bem visiveis e pouco suavizadas, conforme a ponta da orelha de Lazuly na imagem ao lado. Porém, com a base das cores já pronta, utilizaremos outra tinta para suavizar.

5. Mude a tinta para ARTIST`S OILS e o pincel para OIL PALETTE KNIFE. Vá suavizando as pinceladas feitas com a tinta acrilica até obter um resultado satisfatório.





7. Vó alterando entre as duas tintas e pinceis. A Acrilica para pintar e a Artist`s Oil para suavizar casa parte.

8. Abaixo seguem as evoluções da pintura.




















Terceira parte da pintura digital- Detalhes Finais

1. Com a pintura já feita exportei novamente para o Photoshop e adicionei a ''bolinha vermelha'' à pintura.
Fiz também as sombras das patas e alguns detalhes utilizando as opçoes do Photoshop.

13 comentários:

  1. Tudo é Dom.
    Cada Risco ou escolha de cores.
    Eu não aventuro a pintar nem aquelas revistinhas de criança colorir, até meus traços , na brincadeira ligue os Pontos saem tortos.
    Então tenho profunda admiração por quem consegue colocar em uma tela , papel, gravura um sonho ou uma imagem vista.
    Tu farás bonitas casinhas quando começar a projetar tb!

    ResponderExcluir
  2. Bacana..vou tentar em um desenho meu..

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. curti.....vc e uma artista^^........voltarei sempre aki e no outro blog^^

    http://mysolitudewords.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. beleza de artista, coração de artista, Alma de artista... Um presente para os reles humanos. bjs Nat

    ResponderExcluir
  6. caraca! vc fez isso no corel? eu tenho, mas não sei usar! achei mara a ideia! te seguindo!

    ResponderExcluir
  7. Natália,
    Ilustrar é iluminar-se por fora. Parabéns por seu traço de luz e sóis.

    Abraço mineiro,
    Pedro Ramúcio.

    ResponderExcluir
  8. Gente, muito muito obrigada pelas palavras de incentivo.
    O blog anda desatualizado, e eu sem desenhar por um tempão...
    A faculdade e as dificuldades têm me complicado bastante, mas ler seus comentários tem me incentivado. Em breve posto mais alguns tutoriais.
    Abraços
    Nati

    ResponderExcluir
  9. Adorei essas dicas e seu blog. Lindas ilustrações.
    Abraço
    Balão
    http://balao-ilustracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Você realmente é feeeeeeeeeeeeeeeeera!!! Meus parabéns

    ResponderExcluir